sexta-feira, 13 de março de 2009

Vinte anos depois...


... e continua um clássico. Em 2008, Akira, animação japonesa mais aclamada de todos os tempos, completou 20 aninhos (mas com uma autoridade de um senhor de 80). Criada e dirigida por Katsuhiro Otomo, foi adaptada do mangá homônimo, que já era considerado um clássico cyberpunk. Então, em 1988, sem divulgação pela internet, o universo dos aficcionados por animação entrou em estado de ebulição, apenas com comerciais de tv. Este humilde miojeiro que vos fala, era um guri de 6 anos, morando em Porto Velho.

Quando tive minha primeira oportunidade de assistir, não me fiz de rogado, anos mais tarde baixando o filme no F.A.R.R.A. Um dia desses, porém, encontrei um box comemorativo de 20 anos, com DVD duplo, trazendo muitos extras, cards, um poster e um chaveiro (que já está na minha moto).

Acredito que o mangá deve ser mais completo, explicando toda a história desde o começo, quando uma criança paranormal chamado Akira, é o responsável pela III Gerra Mundial. No filme, Akira é apenas citado, como uma ameaça que não foi totalmente erradicada. O enredo do filme gira em torno de Kaneda e Tetsuo, dois motoqueiros de uma gangue. Após uma perseguição de motos, Tetsuo sofre um misterioso acidente, e é levado por soldados do governo japonês, para cuidados médicos. Descobre-se que ele também possui poderes psíquicos, e está estranhamente ligado a Akira. Cansado de ser salvo todos os dias por Kaneda, Tetsuo começa a se rebelar contra tudo e contra todos, fazendo com que seus extranhos poderes se manifestem com mais intensidade, chegando a destruir vários pontos da cidade. Como pano de fundo, Akira apresenta uma decadente Neo-Tokyo, no ano 2019, sobrecarregada de manifestações contra o governo, greves... Em poucos meses a cidade sediaria uma edição dos jogos olímpicos.


























Pois é, já se passarm mais de vinte anos, e a gangue do Kaneda continua bitolada, apenas querendo correr em suas motos, picotar suas meninas e detonar a gangue dos palhaços. Pois é, já se passaram mais de vinte anos, e Kaneda e sua futurística moto vermelha, com dois rotores de cerâmica, adaptada especialmente para ele ainda povoam o imaginário dos fãs de animação japonesa.







2 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkk amei isto Forum dos Agrupamentos dos Revolucionários da Rapadura Açucarada kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Legal demais! Chega de azedume.

    TÔ NESSA, hein. Coloca eu nome aí... o uniforme é meui guevara, né? Coisas de Ternura... Lembrei da ternurinha.. Wanderléia: "Senhor Juiz... pare agora..." ( com a corrupção..rsrsrs seria uma boa, né?)

    iiiii mudei muito de assunto? to com sono, é isso... as esta da rapadura... Ah.... não poderia ser "rapabranda???" Teria mais a ver, não? kkkkkkkkkkkkkkkk

    Amei esta postagem... tudo a ver...
    Vocês arranjam cada uma...
    Ah.. esses dias ri tanto quando vi os mamonas... É que na primeira vez não entendi, mas depois... ri tanto que quase tive um filho de parto normal;) ( aí fui bem olhar de novo a cara dos mamonas...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. po cara, o FARRA nao eh nosso, eh de um cara chamado Eudes Honorato... saiba mais em http://rapaduradoeudes.blogspot.com

    ResponderExcluir