terça-feira, 10 de março de 2009

Leitura obrigatória

"Era 27 de dezembro de 1960, uma noite de neve, quando me preparei para ir a um concerto no Litherland Town Hall. Era o recesso escolar de Natal e eu estava louco para ver um novo grupo anunciado nos cartazes em todos os postes e murais. Os anúncios os chamavam de THE BEATLES!"

O que Tony Bramwell não sabia, é que a banda dos seus amigos George, Paul e John, voltava à Liverpool, após uma loga temporada em Hamburgo - Alemanha, agora sob a alcunha de The Beatles. Acaso ou destino, é que Tony, indo para a primeira apresentação da banda em solo inglês com este nome, encontra-se no velho ônibus 81 com seu amigo George Harrison. Ao descobrir que o amigo, o qual conhecia desde mais ou menos uns seis anos de idade, era o guitarrista, ele pede para carregar seu violão, para entrar gratuitamente no show. Pronto. Tony passou a ser o primeiro roadie dos Beatles, cargo que ocuparia nos primeiros anos do grupo. Mais tarde, com a entrada do empresário Brian Epstein, ele seria promovido ao cargo de "gerente de artistas", e passaria toda o tempo, trabalhando com seus amigos, até a dissolução da banda.

"Se quiser saber algo sobre os Beatles, pergunte a Tony Bramwell. Ele se lembra de mais coisas do que eu.", disse Paul Mccartney. Então, ninguém estaria mais à altura que ele para escrever esta obra, que após 112 páginas já lidas, me parece o documento definitivo sobre a vida dos quatro (e dos demais) rapazes de Liverpool. Embora detalhista, nenhum dos casos contados por Bramwell parece chato. A morte de Stuart Sutcliffe, a conturbada situação que culminou com a saída de Pete Best e a entrada de Ringo Starr nas baquetas, o casamento secreto de John, a crescente influêcia de Yoko... nada escapou ao amigo, que conta tudo no livro.

A publicação pode ser encontrada em livrarias da cidade, e também na internet, sob a módica quantia de R$ 55,00. Um livro que eu não estou lendo, estou apreciando.

Um comentário: