sábado, 10 de janeiro de 2009

A Terra parou

dia4

Alertado pela matéria de capa do Jornal O Diário da última sexta-feira (09), fui assistir a estréia da refilmagem do clássico de 1951, "O Dia em que a Terra parou" que virou música na voz de Raul Seixas. Apesar de não ter visto o filme original (Avelino tem uma cópia em vhs, que não consegui recuperar) considerei o remake bom.

O longa-metragem estrelado por Keanu Reeves (de "O pequeno Buda" e "Matrix"), destaca-se pelo efeitos especiais sutis e sem muito estardalhaço. A onda de poeira química que toma conta de Manhatah se alastra vagarosamente, sem parecer catrastófica. O sangue que escorre do nariz de Jacob (interpretado pelo comedido ator Jaden Smith, de À Procura da Felicidade) é sem exageros mas impacta.

O robô gigante Gort é estranho porém funciona pela simplicidade das formas. O roteiro é confuso e a trama cansa o espectador (confesso que cochilei um pouquinho). O tempo está bom com duas horas de duração. Para este tipo de filme de ficção científica parece pouco, mas é o ideal.

As imagens de quando a Terra "pára" são um convite à reflexão. E a esfera que parece um outro planeta é muito misterioso. Tem coisa obscura por detrás do enredo que se passa em 1928. O que me vem à cabeça é a quebra da Bolsa de Nova York no ano seguinte.

Um comentário:

  1. Impossível ouvir [ou ler] o nome do filme sem lembrar da música de Raul Seixas. Logo vou assistir o remake também.

    ResponderExcluir